Foi profetizado. Jesus Cristo teria seu lado aberto, e os homens voltariam seus olhos para o Coração trespassado pela lança. As gerações cristãs fixaram os olhos em Jesus Crucificado, dirigiram-nos para a ferida do lado e, através dela, entraram com o espírito no seu Coração.
A Santíssima Virgem convida-nos a olhar para o Coração do seu Filho e a aprender os seus ensinamentos. Ele nos exorta pelo exemplo. Ela viu a lança penetrar no Coração de seu Filho, e atrás da lança entrou com sua alma, mais profunda do que a ponta de ferro.
Ela contemplou seu glorioso Filho, abraçou-O, sentiu as palpitações amorosas de seu Coração; e compreendeu que as graças merecidas na Cruz e guardadas naquele Coração transbordavam pela ferida para inundar sua alma.
O Reinado de Cristo
Nossa Senhora deseja estabelecer o Reinado de Cristo entre os homens. Ela nos revela as profundezas do Divino Coração de seu Filho.
É Ela que nos leva a contemplar o “lado trespassado pela lança”, no qual resplandece a Vontade sem limites de salvação por parte de Deus, as profundezas do seu Amor e Misericórdia.
Maria anseia que cada um de nós tenha a experiência do amor infinito de Deus por nós, que nos afaste do risco de nos recolhermos em nós mesmos, que nos torne mais disponíveis para uma vida para os outros. “Nisto temos conhecido o amor: Ele deu sua vida por nós. Também nós devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos» (1 Jo 3, 16).
O amor mais perfeito
O Coração de Jesus é o símbolo do amor de Deus… A alma que contempla toda essa revelação de amor gostaria de retribuir o amor pelo amor. Mas, por experiência, sabemos que somos todos muito fracos. E aqui se manifesta o amor do Divino Coração, que nos dá a sua própria Mãe para que possamos amá-Lo com o seu Coração, o d’Ela, não com o nosso pobre coração, mas com o seu Imaculado Coração.
O amor da Imaculada é o amor mais perfeito com que uma criatura pode amar o seu Deus. Com este Coração procuremos amar cada vez mais o Coração de Jesus, e que este seja o nosso maior desejo.
Neste mês de junho, tradicionalmente dedicado ao Coração de Jesus, renovemos nossa entrega a Nossa Senhora.
São Maximiliano Kolbe diz: “Precisamente quanto mais alguém se consagra totalmente à Imaculada, mais resolutamente pode ir a Jesus, ao Seu Sacratíssimo Coração, especialmente em tempos de tentação, somente por meio de Maria e por meio d’Ela, pois Ela é verdadeiramente o caminho seguro que nos leva ao Sagrado Coração de Jesus”.