Orações a São José

Visto 42 vezes

Visita ao Patriarca São José

Ó Castíssimo Esposo da Santíssima Virgem Maria, meu Amorosíssimo Protetor São José!

Todo aquele que implora vossa proteção experimenta vosso conforto. Sede, portanto, meu Amparo e meu Guia. Pedi ao Senhor por mim; livrai-me do pecado, socorrei-me nas tentações e afastai-me do mal e do pecado. Consolai-me nas enfermidades e aflições.

Que os meus pensamentos, palavras e atos sejam uma transcrição fiel de tudo o que possa ser aceite e agradável a Vós para merecer dignamente o vosso Abrigo na vida e na hora da morte. Amém.

Jaculatória.- Ó Glorioso Patriarca São José! Fazei-me constante no bem; corrigi as minhas faltas e obtende-me o perdão dos meus pecados.

Oração ao Patriarca São José

Ó São José, Castíssimo, Esposo da Santíssima Virgem Maria, intercedei para me obter o dom da Pureza.

Vós que, apesar das vossas inseguranças pessoais, soubestes aceitar mansamente o desígnio de Deus assim que o conhecestes, ajudai-me a ter essa mesma atitude para responder sempre e em toda a parte ao que o Senhor me pede.

Ó homem santo e prudente, que não se agarrou às seguranças humanas, mas esteve sempre aberto para responder ao inesperado, obtém para mim a ajuda do Espírito Divino, para que também eu possa viver num prudente desapego das seguranças terrenas.

Ó santo modelo de zelo, de trabalho constante, de fidelidade silenciosa, de paternal solicitude, obtende-me estas bênçãos, para que nelas cresça cada dia mais e assim me assemelhe dia a dia ao modelo da humanidade plena: Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.

Oração de Santa Teresa de Jesus

Glorioso Patriarca São José, cujo poder sabe tornar possíveis as coisas impossíveis, vinde em meu auxílio nestes momentos de angústia e dificuldade. Tomai sob vossa proteção as situações gravíssimas e difíceis que vos confio, para que tenham uma solução feliz.

Meu amado Pai, toda a minha confiança está depositada em Vós. Não se diga que vos invoquei em vão e, uma vez que tudo podeis fazer diante de Jesus e Maria, mostrai-me que a vossa bondade é tão grande quanto o vosso poder. Amém.

Para San José Custódio

Ó Custódio e Pai das virgens, glorioso São José, a cuja fiel guarda foram confiadas a mesma Inocência, Cristo Jesus, e a Virgem das virgens, Maria. Por esse dúplice depósito, Jesus e Maria, peço e suplico-Vos a graça de que, mantendo-me puro na mente, limpo no coração e casto no corpo, seja sempre um servo fiel de Jesus e Maria. Amém.

Lembrai-vos São José

Lembrai-vos, ó puríssimo Esposo da Virgem Maria, meu doce protetor São José, que jamais se ouviu dizer que alguém tivesse invocado a vossa proteção, implorado vosso socorro e não fosse por vós atendido. Com esta confiança venho à vossa presença e a vós fervorosamente me recomendo. Não desprezeis a minha súplica, ó Pai adotivo do Redentor, mas dignai-vos acolhê-la piedosamente. Amém.

Oração a São José antes de receber a Comunhão

Ó Bendito José, que tivestes a alegria de ver e ouvir o próprio Deus a Quem muitos reis quiseram ver e não viram, ouvir e não ouviram; e não só ver e ouvir, mas ainda mais: trazê-lo nos braços, beijá-lo, vesti-lo e guardá-lo!

V/: Rogai por nós, Bem-aventurado São  José.
R/: Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Oremos: Ó Deus, que nos concedestes o sacerdócio real: pedimo-Vos que assim como São José mereceu cuidar e trazer nos seus braços com carinho o vosso Filho unigênito, nascido da Virgem Maria, façais com que nós Vos sirvamos com coração limpo e boas obras, de modo que hoje recebamos dignamente o sacrossanto Corpo e Sangue do vosso Filho, e na vida futura mereçamos alcançar o prêmio eterno. Pelo mesmo Jesus Cristo, Senhor nosso. Amém.

Oração pelos lares

São José, proteja a nossa casa. Derramai do céu a vossa bênção sobre a nossa família. Permanecei entre nós. Ajudai-nos a viver em harmonia, em paz e alegria. Fazei do santo temor de Deus a nossa fortaleza. Que a virtude seja o ornamento de tudo o que fazemos e o caminho que nos conduza ao Céu.

Dou-Vos as chaves desta casa. Removei tudo o que pode nos machucar. Conservai a nossa casa, e todos nós que nela habitamos, nos Corações de Jesus e Maria. Por fim, peço que o nosso dia passe como um dos vossos dias na Santa Casa de Nazaré. Amém.

Oração pela Família

Ó Patriarca São José! A Vós, como pai e chefe da Sagrada Família, que conhecestes as dificuldades e as alegrias da vida familiar, venho hoje pedir ajuda e proteção.
Concedei-nos aos pais inteligência, fortaleza e prudência para sabermos representar, como Vós e Maria, os desejos e a Vontade do Pai.
Concedei aos nossos filhos o espírito de docilidade e obediência de Cristo como criança, adolescente e jovem.
Concedei-nos a todos os membros desta família todos os tipos de bens materiais e, sobretudo, espirituais.
Finalmente, ensinai–nos a todos os habitantes desta casa que a família começa no tempo e na terra, mas que deve ser projetada espiritualmente para a eternidade.
Jesus, José e Maria reinai em nossa família.
Jesus, José e Maria abençoai nossa família.
Jesus, José e Maria salvai nossa família.

Súplicas a São José

Ó Santo excelso, pela vossa perfeitíssima obediência a Deus, tende piedade
de mim.
Pela vossa santa vida cheia de méritos, escutai-me.
Pelo vosso amadíssimo nome, ajudai-me.
Pelo vosso coração clemente, ajudai-me.
Pelas  vossas santas lágrimas, consolai-me.
Pelas vossas sete dores, tende compaixão de mim.
Pelas vossas sete alegrias, consolai o meu coração.
De qualquer mal de alma e corpo, livrai-me.
De todo perigo e infortúnio, fique longe.
Concedei-me com vossa santa proteção e alcançai-me, com vossa misericórdia e poder, o que preciso e, sobretudo, a graça que mais me impeli.
Obtende para as amadas almas  do Purgatório a pronta libertação de suas dores.
Glória ao Pai, e ao Filho e ao Espírito Santo. Como era no princípio, agora e sempre. Amém. (Três vezes).

Oração pelas Crianças

Ó glorioso Patriarca São José, solícito guardião do divino Menino Jesus, por aquela amorosa vigilância que tivestes na preservação, educação e desenvolvimento do Pequeno que Vos foi confiado, suplico-Vos encarecidamente que liberteis a infância cristã dos novos Herodes que a querem afogar em sangue. Colocai todos os filhos sob o vosso manto paterno, para que conservem a sua santa pureza, a sua inocência e a sua candura.

Oração pelas mulheres grávidas

São José, protegestes a vossa castíssima Esposa, a Santíssima Virgem Maria, e encontrastes para Ela um lugar onde podia dar à luz o Filho de Deus, depois de ter sido negado. Vós a acompanhastes e  ajudastes  no processo de parto e salvastes a Ela e ao seu Filho Jesus, já nascido, fugindo para o Egito quando o perverso rei Herodes estava procurando o Menino para matá-lo.

São José, ajudai-nos a proteger as crianças em risco de aborto e as suas mães, que tantas vezes se encontram sozinhas e abandonadas. Rogai por nós que ajudamos às mulheres grávidas e meninas em situações difíceis, para que possamos oferecer-lhes os meios para escolher a vida para seus bebês.

Intercedei por todos os voluntários dos centros de ajuda às mulheres grávidas, para que aqueles que lhes procuram para receber ajuda, encontrem sempre sabedoria, paz e amor como aquele que mostrastes ao vosso filho adotivo Jesus Cristo e à sua Bem-aventurada Mãe Maria.

São José, Padroeiro das famílias, da Igreja e dos obreiros; a Vós acudimos  com o pedido de que também sejais o Padroeiro dos centros de ajuda a mulher gestante. Aceitai sob vossa proteção todas as mulheres que dão à luz sozinhas e as crianças cujos pais as abandonaram.

Oração pela Vida

São José, Vós sois o amoroso e castíssimo esposo da Virgem Maria, pai adoptivo de Jesus, provedor e protector da Sagrada Família e de todas as famílias. Temos total confiança no vosso cuidado amoroso pela vida que começa e na vossa fidelidade à família. Confiamos às vossas orações e à vossa protecção os nossos esforços em favor da vida humana.

Ajudai-nos a defender sempre os nascituros e os já nascidos, para que o dom da vida humana cresça em abundância, até a vida eterna que nos foi prometida e dada pelo vosso Filho e nosso irmão, Jesus Cristo, que vive e reina com Deus Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Oração por um sacerdote

Glorioso Patriarca São José, pai tutelar de Nosso Senhor Jesus Cristo, neste dia peço-Vos pelo sacerdote: … (Diga o nome) Ele, como Vós, foi tirado do meio dos homens para servir a Deus.

Ajudai-o a imitar a vossa grande fé, a vossa castidade perfeita, a vossa entrega total ao serviço de Deus sem olhar para as consequências, a vossa humildade, o vosso trabalho constante, a vossa pobreza, a vossa obediência, todas as vossas virtudes e o vosso heroico sim.

Ajudai-o a imitar-Vos em tudo a Vós e ao vosso Filho Jesus. Ajudai-o a ser um bom sacerdote aos olhos de Deus, ajudai-o na sua solidão e nos momentos de tentação. Acompanhai-o em todos os momentos difíceis da sua vida e nos momentos de alegria.

Defendei-o de todos os que procuram prejudicá-lo, como defendestes nosso Senhor Jesus Cristo, até chegar ao Reino dos céus para desfrutar convosco para sempre da presença de Deus, nosso Pai. Amém.

Oração da Noite

Ó Deus Omnipotente, arrependido das muitas faltas que cometi hoje contra a vossa divina majestade, venho pedir a vossa infinita misericórdia e o vosso generoso perdão

Pela preciosa intercessão do Santíssimo Patriarca S. José, suplico-Vos humildemente que me concedais novas graças para Vos servir e amar, para que, depois de ter lutado muito nesta vida, possa ter a alegria de alcançar a recompensa eterna na hora da morte. Amém.

Oração por uma boa morte (I)

Ó São José, pai provedor de Nosso Senhor Jesus Cristo, pai transbordante de graças, esposo da Bem-Aventurada Virgem Maria. Vossa vida era completamente santa e justa e, portanto, nada veio perturbar, no final de vossa existência, vosso anseio celestial.
São José, padroeiro dos moribundos, confiamo-nos a Vós na nossa última hora terrena.
Quando as nossas almas deixarem este mundo, pede por nós juntamente com a Virgem Maria, a vossa santa Esposa e nossa Mãe, a graça do vosso divino Filho, para que, cheios de uma fé imperturbável, de uma esperança inalterável e de uma caridade incandescente, vençamos as tentações do inimigo maligno e coloquemos a nossa alma tranquila nas mãos do Pai. depois de ter recebido dignamente Jesus na Hóstia Santíssima. Amém.

Oração por uma boa morte (II)

Poderoso patrono do género humano, protetor dos pecadores, refúgio seguro das almas, socorro eficaz dos aflitos, agradável consolação dos desamparados, glorioso S. José. O último momento da minha vida chegará sem remédio; a minha alma agonizará talvez terrivelmente, agoniada com a representação da minha má vida e das minhas muitas faltas; a passagem para a eternidade será dura; o demónio, meu inimigo, procurará combater-me com todo o poder do inferno para que eu perca Deus eternamente; as minhas forças no mundo natural serão nulas: não terei ninguém que me ajude no mundo humano.

De agora em diante, até então, invoco-vos, meu Pai. Congratulo-me com o vosso patrocínio; Ajudai-me nesse transe para que não me falte fé, esperança e caridade. Quando Vós morrestes, o vosso Filho e meu Deus, a vossa Esposa e minha Senhora, afastaram os demônios para que não ousassem lutar contra vosso espírito. Por esses favores e por aqueles que vos fizeram na vida, peço-Vos que afasteis estes inimigos, para que eu termine a minha vida em paz, amando Jesus, Maria e a Vós, São José.

Ladainhas de São José

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, tende piedade de nós. Jesus Cristo, tende piedade de nós.

Senhor, tende piedade de nós. Senhor, tende piedade de nós.

Jesus Cristo, ouvi-nos. Jesus Cristo, ouvi-nos

Jesus Cristo, escutai-nos. Jesus Cristo, atendei-nos.

Deus, Pai celestial. Tende piedade de nós.

Deus, Filho, Redentor do mundo. Tende piedade de nós.

Deus, Espírito Santo. Tende piedade de nós.

Santíssima Trindade, um só Deus. Tende piedade de nós.

São José. Rogai por nós.

Ilustre descendente de Davi. Rogai por nós.

Luz dos Patriarcas. Rogai por nós.

Esposo da Mãe de Deus. Rogai por nós.

Casto guarda da Virgem. Rogai por nós.

Sustentador do Filho de Deus. Rogai por nós.

Zeloso defensor de Jesus Cristo rogai por nós.

Chefe da Sagrada Família. Rogai por nós.

José justíssimo. Rogai por nós.

José castíssimo. Rogai por nós.

José prudentíssimo. Rogai por nós.

José fortíssimo. Rogai por nós.

José  obedientíssimo. Rogai por nós.

José fidelíssimo. Rogai por nós.

Espelho da paciência. Rogai por nós.

Amante da pobreza. Rogai por nós.

Modelo de operários e artesãos. Rogai por nós.

Honra da vida doméstica. Rogai por nós.

Guarda das Virgens. Rogai por nós.

Sustentáculo das famílias. Rogai por nós.

Consolo dos aflitos. Rogai por nós.

Esperança dos enfermos. Rogai por nós.

Patrono dos moribundos. Rogai por nós.

Terror dos demônios. Rogai por nós.

Protetor da Santa Igreja. Rogai por nós.

Pai da nossa família. Rogai por nós.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Perdoai-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Ouvi-nos, Senhor.

Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo. Tende piedade de nós.

Nomeou-o administrador de sua casa. E príncipe de todos os seus bens.

São José, nosso protetor. Rogai por nós.

Oração: Ó São José, cuja proteção é tão grande, tão poderosa e eficaz diante do Trono de Deus, entrego nas vossas mãos todos os meus interesses e os meus desejos.

Ó São José, assisti-me com a vossa poderosa intercessão, obtende-me do vosso Divino Filho Nosso Senhor todas as bênçãos particulares de que necessito para que, tendo obtido aqui na terra o auxílio do vosso poder celeste, eu possa oferecer.

José, Santo Esposo da Virgem – P. Jean Galot

Ensinai-nos a olhar para Maria como vós a olhastes, com o mesmo respeito, com a mesma admiração, com o mesmo amor! Vós, que conhecestes cada vez mais a beleza da sua alma e experimentastes as suas alegrias contínuas, ajudai-nos a contemplar Nossa Senhora e a descobrir mais uma vez a sua incomparável perfeição.

Maria era tão discreta, tão silenciosa, tão calada, que foi necessário que vivêsseis muito perto dela, na sua intimidade, para apreciardes a imensa nobreza da sua alma, para nos introduzirdes nessa mesma intimidade, para nos fazerdes compreender a inefável santidade da Virgem, a generosidade da sua conduta, o encanto sobrenatural da sua presença.

E como a sua doçura e a sua bondade tornaram encantadora a casa de Nazaré, fazei-nos descobri-las de novo no rosto presente de Maria que se inclina para nós; fazei-nos acreditar na sua inesgotável bondade.

E para que possamos compreender a grandeza de Maria e gozar da sua companhia, guardai-nos na pureza que Vós, para glória de Deus e honra da Vossa Esposa, conservastes intacta.

Que o nosso olhar e o nosso coração permaneçam sempre retos e puros, para que possamos entrar em comunhão com o olhar e o Coração da Virgem Imaculada!

(Do opúsculo “Orações a Nossa Senhora”)

Se você gostou, compartilhe