Maria é a Estrela do Mar, o Grande Sinal que Deus colocou para nos guiar. O Pe. Molina pregava com força em agosto de 1989: “Um grande e poderoso sinal apareceu no céu, presidindo o desfile da história. Uma Mulher revestida de Sol, mas de que Sol?… do de Deus! Revestida de Deus, imitando Maria! Esse é o significado do Santo Escapulário de Nossa Senhora do Carmo.
A Santíssima Virgem em Fátima, na aparição de 13 de outubro de 1917, segurava na mão o Escapulário marrom. Exortou seus filhos a portá-lo com reverência. Que usá-lo é um sinal de consagração a Ela, sinal de que Seu amor nos cobre, nos protege e nos envolve. Como também nos fortalece, nos treina para as batalhas ao longo da vida; nos torna corajosos, nos afirma na vitória de nossa fé.
Santo Afonso de Ligório disse: «A Santíssima Virgem Maria se alegra quando Seus servos usam Seu escapulário como marca de que se dedicaram ao serviço d’Ela, e são membros da Família da Mãe de Deus».
Ela é a vencedora das trevas porque está revestida de Deus. Ela não é apenas toda Luz; é também uma Mulher que luta. Ela é a Mulher em inimizade por excelência com a força e o poder do mal. Uma inimizade irreconciliável, não importa o quanto o mundo tente “irmanar” as coisas, não importa o quanto nós, homens, tentemos chamar o mal de bem e o bem de mal.
Uma boa oportunidade para nos perguntarmos com toda a sinceridade: Como está nossa luta contra o pecado? Nossa fuga do pecado é total? Evitamos as próximas ocasiões de pecar?
Armadura dos filhos de Maria
Por ser a Mãe de Deus Imaculada, pode derrotar o inimigo, humilhá-lo, destruí-lo, aniquilá-lo, pô-lo em fuga e dar esse poder a todos os seus filhos. E como distintivo, deixa-nos o santo escapulário. É a armadura dos filhos de Maria!
Um único desejo de nossa Mãe tem mais poder do que todas as forças do inferno. É a Mãe que nos dá Deus, que nos reveste com Seu santo hábito e com ele nos defende. Que grande consolo para nossa fraqueza!
Maria venceu com armas infalíveis e invencíveis: a humildade, a pureza, a obediência.
É assim que Maria vence e é assim que nos ensina a vencer. Ela deve ser a porta-estandarte que nos leva ao triunfo, o triunfo da decisão de seguir Cristo, de viver o Evangelho. Com uma Mãe assim, deixaremos que a covardia, o medo e a mediocridade nos dominem? Com Ela, a vitória está garantida.
Consagração com a imposição do Santo Escapulário
”Quem se consagrou a Maria – segundo as palavras de Pio XII – pertence-lhe de modo especial. Tornou-se como um santuário da Santíssima Virgem. O amor de Maria lhe dá a coragem de realizar grandes coisas: superar o respeito humano, livrar-se do egoísmo, servir e obedecer com paciência. Detesta o pecado e o combate dentro de si mesmo e o combate com todas as suas forças.
Quando vê a Imaculada pisoteando a serpente infernal, quando contempla a Mãe de Deus colocando Seu Divino Filho em seus braços, a sua vontade não pode ter complacência com o mal, pelo contrário, sente orgulho de pertencer a Jesus e a Maria, e também sabe que lhe incentiva a fazer tudo o que Jesus ordena ou deseja”.