O fundamento de nossa vida cristã é a ressurreição de Cristo. É por isso que essa é a festa mais importante de todo o ano. É como o selo definitivo de Deus, Sua assinatura de que tudo o que Ele disse e prometeu é verdadeiro.
Hoje é o grande dia para os filhos adotivos de Deus, para aqueles que foram incorporados a Cristo, em quem renascemos, não pela carne, não pelo sangue, mas pelo espírito, pelo amor de Deus. Ao vencer o aguilhão da morte – o pecado – Cristo abriu para os crentes os reinos do céu; uma nova era, certamente mais feliz, começou para toda a raça humana.
Mesmo que as aparências sejam adversas, mesmo que o mal lance sua sombra sobre o mundo, a esperança cristã conhece e confia no triunfo do Senhor, que é o triunfo do Bem e do Amor.
Aparição a Maria Madalena
Hoje contemplamos a aparição de Jesus a Maria Madalena, onde podemos ver dois aspectos ilustrativos: seu amor apaixonado por Jesus e sua perseverança na busca por seu amado.
Maria tinha apenas um pensamento, uma obsessão, um amor, uma ideia fixa: JESUS. Essa é a primeira coisa que devemos aprender. Apaixonar-se tanto por Cristo que Ele se torna nossa ideia fixa. Nosso pensamento, nosso desejo, nosso tudo. Examinemos durante o dia em quantas coisas pensamos. O Senhor diz: “Onde está o seu tesouro, aí está o seu coração”. E poderíamos acrescentar: “Onde estão seus pensamentos, aí está seu coração”.
Onde muitas pessoas guardam seus pensamentos? No celular; é lá que está o seu coração. No trabalho, lá está seu coração. Na família, lá está seu coração. Em si mesmo, lá está seu coração. E devemos aspirar a ter nosso coração em Deus, no céu!
Outro aspecto que essa santa nos ensina é a perseverança em fazer o bem. “A princípio, ela procurou sem encontrar; depois, perseverou na busca, e foi assim que a encontrou; com a procrastinação, seu desejo aumentou, e esse desejo aumentado a levou a encontrar o que estava procurando. Os desejos santos, de fato, aumentam com a procrastinação. Se a procrastinação os esfria, é porque eles não são ou não eram desejos verdadeiros”.
Muitas vezes Deus não nos dá imediatamente o que pedimos a fim de aumentar nossa capacidade de receber e ver se realmente desejamos o que pedimos ou se é um mero capricho momentâneo. Quando você menos esperar, Deus o chamará pelo nome.
Mulher de Fé
A primeira aparição de Jesus ressuscitado foi para sua mãe. Não é uma questão de fé, nem está registrada no Evangelho, mas é verdade. Não podemos duvidar de que a Virgem estava esperando por Ele, com uma fé viva e inabalável.
Mais uma vez, a Santíssima Virgem nos é apresentada como o protótipo da mulher de fé, aquela que confiava na Palavra de Deus sem a menor dúvida. Em nenhum relato é dito que a Virgem foi ao sepulcro. E não foi exatamente porque Ela tinha fé. Ela não esperava um homem morto.
Maria acreditava que seu Filho havia ressuscitado exatamente como havia anunciado. Acreditar depois de ter visto é confiar na evidência dos fatos. Mas acreditar sem ter visto é confiar em Deus.
Aprendamos com Maria a viver de agora em diante a alegria do triunfo definitivo de Cristo no mundo e em cada alma, mesmo que vivamos cercados de trevas e escuridão, porque aquele que confia no Senhor nunca se decepciona.